Clique na imagem para visualizar a galeria
Clique na imagem para visualizar a galeria
A feira de Ciências foi realizada no mês de outubro de 2013 no Instituto de Educação Euclides Dantas com a participação e auxílio dos bolsistas. No IEED o tema da feira foi "QUALIDADE DE VIDA" e os bolsistas Elinei Almeida, Lucas Pedrosa, Caiene Oliveira, Priscila Carvalho e Yara Teixeira auxiliaram os alunos do 2º ano A no projeto "Uma Pilha de Posibilidades" o qual consistiu no reaproveitamento de materiais de pilha para realização de exprimentos químicos. Para visualizar as fotos clique na imagem.
Aplicação do Jogo Roleta Química
O jogo Roleta Química foi aplicado na turma do 2º ano A no IEED. O jogo foi iniciado com um membro de cada grupo girando a roleta. O número sorteado era a questão que o grupo tinha que responder. Caso ninguém soubesse a resposta o grupo tinha direito a 2 dicas. Ver jogo. O objetivo desse jogo foi revisar os conteúdos que seriam cobrados na avaliação, fazer os alunos perceberem se eles estudaram o suficiente para mesma e a importância de fazer as anotações da aula, pois tiveram perguntas na roleta que a resposta é o que o professor escreveu no quadro.
Clique na imagem para visualizar a galeria
O minicurso intitulado "Brincando também se aprende: Uso de jogos Lúdicos no Ensino de Química" foi realizado no IFBA - campus de Vitória da Conquista, no mês de outubro de 2013, durante a SECITEC e teve por objetivo apresentar os jogos construídos pelos bolsistas do PIBID como forma de propiciar aos alunos do ensino médio uma maneira diferente e divertida de aprender e fixar conteúdos químicos explorados nos jogos. O minicurso foi ministrado pelo coordenador do PIBID do campus, prof. Wdson Costa e pelas bolsistas Naiara Patez e Elinei Nogueira Costa de Almeida.
Clique na imagem para visualizar a galeria
Clique na imagem para visualizar a galeria
O Projeto Com Vida foi realizado no dia 02 de agosto de 2013 , num sábado letivo, no CEAP (Colégio Estadual Adelmário Pinheiro), onde duas bolsistas (Andressa Oliveira e Jhamile Pereira) realizaram alguns experimentos acerca de um dos temas propostos pela coordenação deste projeto. Deste modo, cada bolsista realizou dois experimentos que tinham como principal tema: Água; mecanismos de tratamento. Como a escola não possui laboratório de ciências, essa pequena oficina foi realizada na própria sala de aula com auxílio de alguns materiais alternativos, como, copos descartáveis, garrafinhas de refrigerente, retroprojetor para melhorar a visualização, dentre outros. Foi possível perceber através da realização dessa oficina no Colégio Adelmário Pinheiro que são atividades como essas que aproximam os alunos cada vez mais da ciência e da escola, pois os poucos alunos que foram demonstraram além de interesse, uma inquietação para saber mais a respeito dos fenômenos vistos, muitos se impressionaram ao perceberem que materiais tão simples como carvão ativo, poderia auxiliar no tratamento da água ou na filtração de diversos líquidos, l ogo fizeram alusão com o fato das pessoas mais velhas utilizarem o carvão para eliminar os odores das geladeiras. Além disso foi perceptível para as bolsistas a relutância que os alunos possuem em irem a escola nos sábados letivos, ainda que seja para um projeto aparentemente atrativo e lúdico. Devido a quantidade mínima de alunos fica claro que precisam ser feitas mais atividades de incentivo aos alunos para que os mesmos se desvinculem dessa visão de que o aprender está limitado apenas para dentro da “sala” e de segunda a sexta.
Feira de ciências do Colégio Adelmário Pinheiro
A feira de ciências realizada no Colégio Estadual Adelmário Pinheiro no 10 de outubro de 2013 contou com o acompanhamento das bolsistas Andressa Oliveira e Gabriela Pereira com a turma do 2º Ano matutino realizando os experimentos: Vulcão em Erupção, Pasta de Dente para Elefante, Elevador de Naftalina e Chuva Ácida. E com as bolsistas Naiara Patez e Assayá Fernandes auxiliando a turma do 1º noturno na elaboração e confecção de uma mini Estação de Tratamento de Água."A Feira de Ciências foi um exemplo de dedicação por parte dos alunos presentes, dava para ver em seus olhares e palavras o quão importante aquele evento era para eles e para a comunidade, a interação dos alunos com a comunidade despertou neles o sentimento de fazer parte de um todo maior, elevando assim a alta estima dos alunos e dos moradores do bairro Alto Maron. Para visualizar as fotos clique na imagem.
Clique na imagem para visualizar a galeria
Aplicação do Jogo Palpite Químico
O presente trabalho propôs verificar as contribuições do uso do jogo lúdico “Palpite Químico” no aprendizado dos aluno de uma tuma do 2ª Ano do ensino médio. O objetivo foi incentivar os alunos a aprenderem os conteúdos contemplados pelo jogo, que são a identificação de fenômenos químicos naturais e artificiais e reconhecimento de propriedades físico-químicas
e aplicações de elementos químicos e substâncias de uso cotidiano. Esse trabalho teve como coleta de dados o uso de uma atividade avaliativa que foi aplicada antes e após a realização
do jogo, a fim de verificar os conhecimentos prévios desses alunos e aqueles adquiridos e desenvolvidos após a aplicação do jogo. A análise dos resultados mostrou que a utilização
do lúdico em sala de aula estimulou o raciocínio e a interação entre os discentes.
Minicurso sobre Jogos Lúdicos – SECITEC 2013
Projeto "Com Vida"
Clique na imagem para visualizar a galeria
Clique na imagem para visualizar a galeria
Clique na imagem para visualizar a galeria
Trabalhos Realizados - 2013
Clique na imagem para visualizar a galeria